Colaboradores

quarta-feira, 8 de junho de 2011

E ainda no Módulo II: O Papel do Formador


Lendo um artigo sobre o papel do formador observamos que a ação docente do professor formador constitui um eixo central na formação do conhecimento profissional do futuro professor. Isso significa que não apenas os conteúdos, mas as práticas de formação devem receber atenção especial, pois elas são modeladoras de posturas profissionais futuras.
Para exercer essa profissão é necessário saber transformar o conhecimento do conteúdo em ensino, ou seja, saber fazer com que o conhecimento seja aprendido e apreendido por meio da ação docente. Também é importante que o aluno se reconheça no conteúdo para uma melhor apropriação do conhecimento e aplicabilidade no seu dia a dia.
Sendo assim, a relação com o aprender e ensinar não deve ser regulada simplesmente por aquilo que faz sentido, mas por aquilo que gera satisfação, que amarra e que envolve.
Ressaltamos ainda que é fundamental que os formadores provoquem um questionamento não apenas das “ práticas dos sujeitos” , mas dos “ sujeitos das práticas”, com a intenção de que esses sujeitos enfrentem, com maior disponibilidade, as dificuldades de sua atividade docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário