Colaboradores

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Bem, vamos lá, vivendo, aprendendo e blogando por livre e espontânea pontuação...

Aproveitando todas as informações recolhidas de maneira abstrata, vamos adiante, direto ao concreto para fazer e agir. Refletimos e colocamos em prática o estudo, desde o início incentivados para a formação de nossa identidade enquanto colaboradores de futuros cursos.
Aqui, somos adultos e fazemos parte explicitamente um modelo de aprendizagem consciente que passou pelos estágios de estímulos-respostas, onde nossas cadeias mentais (e verbais) propiciou a escolha de soluções com o estímulo voluntário de tudo o que está sendo transmitido no material de estudo. 
Caminhamos para a formação de um princípio que conduza nossa trajetória pelo curso levando em consideração o meio para posterior aplicação quando estivermos do outro lado (hoje cursistas e amanhã formadores). Dessa forma, vivemos sim um grande laboratório virtual, onde contribuímos uns com os outros na construção do saber e de nossas identidades profissionais.
Para sentir na pele...
“aluno não é um mero observador, passivo e distante, mas sim participante, questionador e ativo nessa construção do seu próprio saber, deixam-no “literalmente ligado”, plugado, antenado”, é o que vemos acontecer com cada um de nós, despertando para o novo e forçando as sinapses para não deixar o cérebro parar...

Qto aos conceitos de inteligência do nosso material de estudo:
"A inteligência é como um prisma de numerosas faces. Não se trata de uma qualidade própria das condutas humanas, mas sim de uma função auto-organizadora de comportamentos que se desenvolvem e evoluem. O cérebro humano não é o único suporte da inteligência: qualquer outro sistema, quer seja natural ou artificial, pode engendrar comportamentos inteligentes... O objetivo de um sistema inteligente é reconstruir a (ou as) melhor(es) representação (ões) do seu meio e de si próprio, a fim de adquirir o máximo de autonomia e de ser o menos possível sensível às flutuações do meio. Para atingir este objetivo, ele desenvolve a atividade de aprender e de autoaprender."
É fato, os novos blogueiros podem se considerar sim pessoas inteligentes, vários colegas daqui jamais pensaram em construir um blog e mto menos em seguir alguém virtualmente. Mas bastou o estímulo para dar um empurrãozinho no aprender e autoaprender, para então compartilhar com o outro a sua experiência dentro do contexto proposto na trajetória do curso.
Aos seguidores que ainda não tiveram a oportunidade de ler o texto sobre Estilos de Aprendizagem, vale lembrar que o material está disponível em http://www.robertexto.com/; organização de Celso Oliveira.


E viva o ctrl C + ctrl V!
A frase a seguir foi postada por uma colega do curso, achamos muito pertinente e resolvemos compartilhar:
“A proposta da Escola de Governo quando da elaboração de cursos deveria ser norteada no sentido de buscar estes princípios, procurando colocar as necessidades de formação do servidor em consonância com suas atribuições e necessidades no ambiente de trabalho.” (Elaine Rios)

E relembrando os bons tempos d infância...




Enfim, podem seguir os bons, marromenos, óóóteeemos e muito excelentes! Fiquem à vontade...rs
Abraços e bons estudos a todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário