Colaboradores

terça-feira, 31 de maio de 2011

Módulo II - Aprender e Ensinar

“Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender.”
 (Malcolm Knowles)

“A Neurociência da Aprendizagem, em termos gerais, é o estudo de como o cérebro aprende."
(Vera Lúcia de Siqueira Mietto)

Após leitura do módulo II e reflexão com as experiências vividas no ambiente de trabalho, chega-se à conclusão de que é imprescindível perceber o servidor público em formação como um todo, observando a base e o histórico trazido pelo ser em questão enquanto profissional, com a sua vivência no serviço público, na busca de conhecimentos, e principalmente em busca de atualização, reciclagem e até mesmo novos conceitos.
Torna-se necessário enfatizar a real necessidade de pensar no “aluno adulto” não como alguém que se propõe a estudar e aprender novas teorias e sim como um profissional disposto a se aperfeiçoar e aplicar novas técnicas em sua rotina de trabalho.
No entanto, falar em técnica não remete ao mecanicismo, mas à cognição do indivíduo de forma prática no que diz respeito à motivação que o traz à sala de aula.

A neurociência termina por confirmar o que implicitamente até os educadores sem formação específica na área de ciências da saúde já conhecem e praticam em sua rotina em sala de aula: observar o comportamento e a reação dos educandos a fim de “encontrar” a melhor maneira de propiciar um ambiente adequado à descoberta do conhecimento.  

Hora de pensar...

  • Qual seria, se é que existe, a melhor maneira de nós, futuros ou atuais aspirantes a formadores presenciais, trabalharmos com alunos servidores públicos

  • Andragogia e neurociências no aprender e ensinar pode ser considerado também "aprender a ensinar"?





      
    Para concluir, vale recordar algumas citações interessantes acerca do estudo em curso:

    “Em termos práticos, Andragogia significa que a instrução para adultos precisa focalizar mais o processo e menos o conteúdo que está sendo ensinado. Estratégias como estudos de casos, encenações, simulações e autoavaliação são mais úteis.”  

    “...considerar, pelo menos, quatro aspectos da capacidade humana: sociológico, biológico, psicológico e jurídico.” 

    “...definição do ser adulto, é importante frisar que não podemos divorciar tal conceito do contexto social, sob o risco de sua alienação, uma vez que é o acordo entre os indivíduos da sociedade que estabelece o padrão de vida comunitária. Daí o conceito poder variar de sociedade para sociedade.” 

    “Aprendizagem nada mais é do que esse maravilhoso e complexo processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente e ativa essas sinapses (ligações entre os neurônios por onde passam os estímulos), tornando-as mais “intensas”.” 

    “Podemos compreender, dessa forma, que o uso de estratégias adequadas em um processo de ensino dinâmico e prazeroso provocará, consequentemente, alterações na quantidade e na qualidade dessas conexões sinápticas, afetando, assim, o funcionamento cerebral, de forma positiva e permanente, com resultados extremamente satisfatórios.”

    “Dessa forma, o grande desafio dos educadores é viabilizar uma aula que “facilite” esse disparo neural, as sinapses e o funcionamento desses sistemas, sem que necessariamente o professor tenha de saber se a melhor forma de o aluno lidar com os objetos externos é auditiva, visual ou tátil. Quando ciente da modalidade de aprendizagem do aluno (e isso não está longe de termos na formação de nossos educadores), o professor saberá quais as estratégias mais adequadas utilizar e, certamente, fará uso desse grande e inigualável meio facilitador no processo ensino- aprendizagem.”

    “A Neurociência constitui-se, assim, em atual e grande aliada do professor para poder identificar o indivíduo como ser único, pensante, atuante, que aprende de uma maneira única e especial.”


    Lendo mais do assunto em:
    http://www.andragogia.com.br
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Andragogia
    http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/a-importancia-da-neurociencia-na-aprendizagem-e-educacao.-5206/artigo/
    http://www.pedagogia.com.br/artigos/PedagogiaEmpresarial/.

    2 comentários:

    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    2. olá meninas!

      Se superaram. Gostei do blog de vcs. Jana até que vc tem se esforçado.

      Bjs

      Mag

      ResponderExcluir